KARL OVE KNAUSGAARD

IMG_5531

My Struggle Book 1 My Struggle Book 2 My Struggle Book 3 My Struggle Book 4 My Struggle Book 5 My Struggle Book 6 

De tempos em tempos aparece nas nossas vidas um livro, uma pessoa, alguém ou algo que percebemos que vale muito a pena conhecer mais a fundo. Eu descobri Karl Ove Knausgaard —escritor Norueguês de 48 anos que vive na Suécia com a sua mulher e seus três filhos — por intermédio de uma entrevista que ele deu para a escritora Inglesa Zadie Smith.

Os seis livros que em inglês foram intitulados My struggle de 1-6 São seis livros longos, densos e ao mesmo tempo escritos de uma forma muito leve. Se você já leu Proust então vai encontrar aí um ponto de referência na forma como ele escreve e no volume da obra.

O meu fascínio por estes seis livros em particular vem da forma como ele escreve e do facto de ter escolhido como ponto de partida o seu relacionamento com o seu pai, de tudo que tinha por resolver dentro deste relacionamento, e do facto de ter escolhido falar sobre assuntos do dia-a-dia que ao mesmo tempo parecem ser banais, mas que também contém os seus instantes de magia e os seus momentos mais trágicos. Ele fala da vida e da experiência humana, da vida olhada pela esfera domestica. Olhada de dentro para fora e de fora para dentro.

De longe parece um pouco daquele cliché da vida como ela é. Mais não com Knausgaard. Ele vai ao detalhe, analisa cada cena, nos mostra os sentimentos sobre vários ângulos. Ele fala de amor, de morte, de arte, expões as nossas vergonhas, nossos medos, nossas fragilidades e faz tudo isso numa obra de ficção, que tem muito de auto-biografia que mesmo sendo sua também parece muito nossa. E nos faz ver que tudo isso faz parte da vida. O nosso censo de vergonha, os nosso medos, os nossos fracassos e fraquezas. Isso é vida, que ele traduz como ninguém através da sua arte.

IMG_5534

Leia com calma. Quando tiver tempo. Não precisa ter pressa, nem tem que lê-los seguidos, um atrás do outro. Mas quando você passar por uma livraria, for a loja digital da Apple ou quiser comprar algo para ler pense nesta minha recomendação.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s