Conversa Sobre Beleza com Josefa Sacko

IMG_1733Para muitos ela é a Engenheira Josefa Sacko, a mais recente eleita e actual Comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura.  Para mim ela sempre foi e sempre será a querida, amada, respeitada e admirada tia Nequinhas.
Mulher de personalidade forte. Integra e de grande caracter. Tia sempre presente, carinhosa e atenciosa. Tia de verdade, daquelas que esteve sempre presente e que fez sempre parte da minha vida.

Com ela, assim como com algumas outras tias de quem ainda vou falar no meu blogue, aprendi muito do que é ser mulher.  Passei parte da minha infância em casa dos seus pais no Bairro Miramar. Lembro de como a primeira vez que fiz doces e salgados para um lanche de aniversario, fora da casa dos meus pais, foi em casa dos meus avós, pais da tia Nequinhas, por incentivo e sobre a supervisão dela.  Ela sempre foi para mim uma mulher, que como qualquer outra não é perfeita mas, que faz da sua vida um exemplo que vale muito a pena ser seguido.

IMG_1818

Mulher inteligente, independente, trabalhadora, determinada, amiga das suas amigas, com uma forte presença no seio  da sua família. Mãe, tia, avó e uma das poucas  referencias de Beleza da vida real que marcou profundamente a minha infância.

Por isso, em Janeiro de 2016, no começo deste meu projecto, pensei logo nela para participar e para passar, não só para mim mas, para todos nós homens e mulheres que estamos sempre atrás de boas indicações e de referências de pessoas sérias sobre saúde e bem estar. Entrei logo em contacto  e perguntei a ela se podia ir ate a sua  casa para uma conversa sobre beleza. Queria que ela falasse sobre tudo! Que contasse os segredos e truques que aprendeu ao longo dos anos. Disse a ela que queria ver os produtos dela de beleza, os cremes e óleos para o corpo rosto e cabelo. Disse que queria falar de forma franca sobre as suas experiências pelo universo de beleza, saúde e maquiagem.  E ela, felizmente e sem pestanejar, disse que me receberia com muito gosto.
Cheguei a casa dela no final da manhã de domingo dia 24 de Janeiro. Depois de ter confundo varias vezes a entrada para chegar a casa dela. —É que apesar de já ter estado antes na “nova” casa. Naquela altura eu ainda não estava muito acostumada a conduzir por Luanda Sul. Tanto é que tive que pedir a uma das minhas irmãs para me acompanhar.

No finalzinho da manhã, depois de ter pedido mil e uma explicações, cheguei a casa dela. Ela estava na marquise, sentada à mesa, a tomar o pequeno almoço na companhia de uma tia dela. Assim que entremos nos recebeu calorosamente e ordenou que comecemos alguma coisa. — Coisas de tia, nem vale a pena reclamar.

Depois do pequeno almoço, que na verdade mais parecia um brunch, decidimos ficar ali mesmo pela marquise e começamos a nossa conversa pela melhor parte. Falamos sobre saúde, sobre os cuidados básicos com a pele, o rosto, corpo e cabelo.

Cuidados com o Rosto, Corpo & Cabelo:

 Ela começou logo por  agradecer pelo convite, mas fui eu quem me senti privilegiada. Mal podia acreditar que finalmente iria descobrir os segredos de beleza de uma pessoa que eu admirei a minha vida inteira.

Então tia, O que é que a tia usa, como é que a tia usa os produtos? Fala um pouco sobre a rotina de cuidados da tia?

“Uma planta tem que ser cuidada. A nossa pele e o nosso corpo também. Costuma-se dizer que a pele mais clara envelhece mais sedo do que a pele mais escura e por isso sempre fiz questão de cuidar da minha pele, principalmente porque desde pequena sempre tive a pele sensível. Temos que cuidar da nossa pele, da nossa saúde e do nosso corpo.”

Eu da minha própria experiência, utilizo vários produtos. já utilizei cosméticos europeus, mas neste momento devido a experiência do ultimo país em que eu trabalhei que é a Costa do Marfim, utilizo mais produtos naturais. Porque as grandes empresas cosméticas europeias têm tendência de utilizar os nossos produtos naturais como por exemplo a manteiga de carité, o óleo de argan são muito utilizados nos cosméticos europeus.  Eu tenho aqui produtos da Shiseido por exemplo; se olharmos para a composição vamos observar que alguns dos ingredientes nós temos no nosso continente e é dai que eu optei por utilizar directamente os nossos produtos que hoje em dia já são comercializados aqui mesmo no  próprio continente e têm uma boa apresentação.
Ela mostrou uma garrafa de óleo de Argan Marroquino que comprou no Marrocos. Usa, gosta e sente que funciona.

Usa uma vasta gama de produtos naturais de origem Africana, aliás ela demostrou o tempo todo que realmente decidiu apoiar a produção africana, introduzir estes produtos na sua vida e na sua rotina de beleza e a melhor coisa é que tem funcionado. Os bons resultados são visíveis.

Compra os produtos em países com Costa do Marfim, Africa do Sul, Marrocos, Gana. Aliás por ser uma mulher com vasto conhecimento do continente Africano e por ser alguém que apoia a produção no continente africano, apoia iniciativas dos jovens Africanos, Apoia desde o cultivo dos nossos produtos africanos, a industrialização e comercialização dos mesmos.

“Os próprios países africanos fazem os seus produtos aqui e aquelas pessoas que ou não tem meios ou não querem comprar os produtos europeus já têm como comprar aqui perto. E o efeito de muitos desses produtos é o mesmo (ou melhor ainda do que os produtos europeus).”

Quando viaja tem que fazer um pequeno stock dos produtos. Uns três ou quatro de cada porque infelizmente ainda tem uma certa dificuldade de encontrar os produtos cá em Luanda.

IMG_1617Por recomendação da sua esteticista Sul Africana passou a usar  óleos naturais para eliminar manchas na pele. Passa o óleo na pele depois do banho  e no cabelo depois de lavar e secar. Também usa com menos frequência o Bio-Oil. Gosta e acha que ajuda a minimizar as manchas e para hidratar a pele.

Usa  Óleo de cenoura, que ajuda a combater as rugas e o envelhecimento da pele, dá uma tonalidade mais saudável e hidrata a pele.

O óleo de cenoura que usa é feito por uma amiga num processo artesanal. Ainda não comercializa em grandes quantidades por falta de meios para tal.  Para o corpo a sua amiga também faz o creme de cenoura  que mistura com manteiga de carité e o esfoliante de cenoura que ajuda a eliminar as células mortas e dar mais viço a pele. “Trabalhar com cosméticos é uma boa forma de (dar poder económico e financeira) “empoderar” as mulheres e eu dou todo o meu apoio as pessoas que querem se dedicar a isto.”

IMG_1626Reparei que tinha entre os seus produtos a Vaselina com aloé vera e perguntei logo o porque da escolha deste produto. —Parece que todas nós temos sempre um fraquinho de vaselina no meio dos nossos produtos.  Ela disse que passou a usar por recomendação médica, especialmente para pessoas que não toleram produtos químicos.

Mas ela fez questão de dizer que apesar de ter introduzindo um grande número de produtos 100% africanos não tirou todos os produtos europeus da sua rotina de cuidados. A prova disse são produtos como Jeunesse du cou, creme para o colo e pescoço da marca francesa Clarins — Uma marca da qual vocês ainda vão ouvir falar muito aqui no blogue — que usou durante muitos anos e acha muito eficaz. Usa a anos e até hoje sente que faz efeito.

Ao longo da nossa conversa uma das coisas que foi se tornando cada vez mais evidente foi perceber que eu estava diante de uma mulher que cuida de si por inteiro. Que se preocupa com a sua imagem, o seu bem estar mas que sabe que cada detalhe é tão importante quanto o todo.

Muitos dos produtos que usa podem ser encontrados nas farmácias, em lojas de free-shop pelos aeroportos internacionais do Mundo Inteiro. (Pela natureza do seu trabalho ela viaja com muita frequência e acho que sempre ajuda saber que pode encontrar os produtos que precisa em qualquer aeroporto).

Também usa produtos da Body Shop. Gosta de experimentar coisas novas e faz uma verdadeira mistura de high & low. Quero dizer, usa de tudo um pouco. Tanto produtos considerados de luxo, como produtos naturais, orgânicos, artesanais e baratos. Para ela o mais importante é a qualidade do produto e o resultado final. E se puder apoiar a economia Africana enquanto cuida da sua saúde e beleza então o faz com mais afinco.

Um produto que eu recomendo sempre e que todas as mulheres que realmente se preocupam com a pele não abrem mão é o protector solar. E ela disse logo que usa protetor solar porque o sol estraga mesmo a pele.

Outra questão que surge e algo que as pessoas que não têm tantos produtos de beleza, ou as pessoas que querem começar uma rotina de beleza sempre me perguntam é sobre como usar os cremes?
Aqui acho importante salientar que é complicado dar um passo a passo do que ela ou qualquer outra pessoa usa porque a rotina de beleza principalmente daquelas pessoas que gostam e preocupam-se mesmo com isso varia em função de vários factores.

“Uso uma linha durante um mês e depois troco. Mas os óleos uso todos os dias.”

Ela contou tem uma rotina de produtos. Tem a sua rotina da manha e a rotina da noite e que sempre que sente que precisa, mistura produtos naturais com alguns produtos mais “convencionais”.

Marcas como a Dermalogica foram-lhe aconselhadas pela dermatologista na Africa do Sul. Tem a pela oleosa, sensível, faz muitas alergias e tem usado esta marca e está a gostar.
Não pode usar produtos com argila por exemplo porque com a sensibilidade que tem irritam muito a sua pele.

IMG_1833Usa vários tipos de água termal, pelos benefícios dos minerais, para equilibrar a pele depois de lavar o rosto antes de por o creme. “Normalmente uso Avène mas esta foi-me recomendada recentemente em Paris e é a que estou a usar no momento.”

Até hoje antes de ir para a cama, depois do banho de noitinha o segredo das avós, usa água de colônia, “Bien Etrê”. Todos os países francófonos têm e vendem muito nas farmácias. Aqui também já se vê.  Sente-se fresca, o cheiro é muito agradável e parece que tira todo o stress do dia.

IMG_1688

Maquiagem:

“Quando estou em casa, praticamente não me maquio. Aos finais de semana, quando não tenho que ir trabalhar ou nas ferias porque a maquiagem (por causa dos produtos químicos) pode ser nociva para pele. Por isso sempre que posso, gosto de deixar a pele respirar.”

Durante a semana sim. O trabalho exige uma certa elegância e um certo cuidado, mas gosto de uma maquiagem muito simples para o trabalho. Uma maquiagem que não transforme muito a minha cara, mas que de uma elegância.

Usa o Oil control porque tem a pele oleosa, tem tendência a transpirar muito e sente que ajuda muito a deixar a pele com uma aparência mais seca. Utiliza sombra, tem usado muito o lápis azul da YSL. Gosta de fazer as sobrancelhas com o lápis que me foi introduzido na Africa do Sul da marca BlackUp. Normalmente uso MAC mas estou sempre aberta a outros produtos e outras marcas e na Africa do Sul comecei a usar vários produtos da BlackUp e acho importante conhecer outras marcas.

Normalmente sou muito clássica. Para finalizar a maquiagem usa o pó para tirar a oleosidade da pele. Gosta de usar um pó bronze e no final usa sempre o fixador. Tem o da MAC e sente que funciona muito bem. Os óculos não mudam nem atrapalham em nada na sua maquiagem. Quando tem um casamento aí sim ousa um pouco mais.

Perfumes: 

No momento tem usado muito o Sì do Giorgio Armani.

Foi introduzido pelas amigas dos Emirados Árabes alguns perfumes mais suaves do Médio Oriente. Gosta porque põe e ficam no corpo o dia inteiro.

Já para dar um aroma do quarto, e na casa gosta muito de canela e utiliza perfumes próprios para a casa com aroma de canela.

Cabelo: 

Gosta de fazer vaporização para hidratar e fortalecer os fios com óleos naturais; Argan, Moringa, manteiga de carité e vários outros.

Usa o óleo de Argan Marroquino, comprado por ela lá mesmo no Marrocos.  Ela diz que dá muito mais brilho aos cabelos.
Descobriu recentemente o  Insta Miracle, que ajuda a evitar a queda dos fios.

Prefere cuidar dos cabelos no salão. Teve muito tempo na Costa do Marfim aonde têm muitos salões e muitas pessoas que atendem ao domicilio. Em Luanda está a ser uma adaptação. Pinta o cabelo porque com a idade começaram a aparecer  os fios brancos e grisalhos, mas deixou de desfrisar.

Já usou perucas e de vez em quanto ainda usa tissagens. Mas hoje em dia usa mais o seu próprio cabelo. Prende muito o cabelo porque ainda não encontrou alguém qua faça o tipo de penteado que gosta.

IMG_1633

Mãos e Pés:

Gosta de fazer as unhas das mãos e pés. Tem alguém que vem a casa para fazer as suas unhas. Um jovem que faz muito bem. Gosta de pintar as unhas de vermelho. Já usou gel nas unhas, mas sente que ele tende a enfraquecer as suas unhas e por isso gosta de usar vernizes normais.

Usa creme para os pés como podemos ver entre os seus produtos e acha importante  hidratar e conservar os pés e as mãos. Tem sempre os pés bonitos e “aconselho as pessoas a usarem. É um investimento mas vale muito a pena.”

IMG_1759

De onde vem essa  Vaidade, este cuidado e a preocupação?

A Vaidade começou quando fui para a Nigeria estudar. Era nova e logo pude perceber que a mulher Nigeriana é muito vaidosa. Quando saí daqui era muita nova e posta lá, descobri a minha beleza. Sempre cuidei o meu corpo, das minhas unhas, mas foi lá aonde eu realmente descobri a minha vaidade.

Quando voltou para Angola as pessoas tinham por costume usar os produtos europeus e eu também acompanhei

Anos mais tarde, já adulta. Foi na Costa do Marfim aonde descobriu os produtos naturais e mudou consideravelmente a sua gama de produtos. Aconselha a juventude a investir. A produzir, comprar e até a comercializar estes produtos.  A empreender desta área. São produtos com muitos benefícios estéticos e para a saúde. Vamos (dar poder) “empoderar” as mulheres desta forma.

img_17491.jpg

Perguntei a ela se faria algum tipo de procedimento cirúrgico no rosto, que tipos de tratamentos já tinha feito e quais estaria ou não aberta a experimentar?

Ela me contou que Já fez peeling e lazer, no rosto sempre com profissionais qualificados. É claro e que gosta de alguns tratamentos de spa mas, não faz alguns por ter a pele sensível. Sobre plásticas no rosto ela foi categórica.

Não faria!  Acho que a pessoa tem que saber envelhecer. O processo de envelhecimento é um processo normal e desde que a pessoa se cuide com bons produtos acho que não mexeria no rosto.

Conselhos: 

Antes comprava quase tudo, mas com o tempo, por recomendação médica e porque já sabe o que pode ou não usar. Hoje é muito mais selectiva com os produtos que usa.

Gosta de partilhar o que conhece com as irmãs. Sempre que viaja, gosta de procurar saber mais,  se informar. Gosta de pesquisar, aprender e depois gosta de partilhar o que vai aprendendo com as irmãs.

“Desde pequena sempre tive problemas de alergia e sofri com eczema na pele.” sempre procurou seguir os conselhos dos médicos e as recomendações dos seus dermatologistas. Tem uma no Brasil que não visita a dois anos que geralmente receita  produtos manipulados. Mas também tem uma na Africa do Sul.

IMG_1806

Para terminar  nossa conversa perguntei sobre a sua filha a única menina que tem e se ela esta a seguir os passos da mãe?

Mais uma vez ela foi categórica: Sou muito vaidosa e a minha filha não é!

Quer passar o que sabe para a sua única menina. Sabe que a filha não é muito vaidosa mas quer passar e vai passar todo este conhecimento para ela. A sua filha que é uma jovem recém-formada. É um desafio e vê que a filha não se inspira, não se anima para cuidar mais da sua imagem. Sabe que vai ter que se dedicar mais a isso. “Quando ela era mais nova tinha mais controle sobre isso. Hoje que ela já é adulta é mais complicado controlar porque ela esta longe de mim”, mas acha que quando ela regressar vão ter que trabalhar nisso.  Quer passar o que sabe o que aprendeu ao longo dos anos para a filha. Como alguém que sabe da importância da imagem e do cuidado com a saúde e a aparência, e que tenta seguir os conselhos da mãe a risca,  acho mais do que justo.

10993095_10153657624538327_8018236733488543531_n
Mãe & Filha

Parti daquela entrevista muito feliz porque aprendi muito. e mais uma vez ficou reforçada a ideia de que o cuidado tem que ser constante e que sempre temos algo para aprender. sai dali depois de algumas horas para o Zango para uma segunda entrevista. Só que destra vez com uma mulher bem minimalista.

 

 

Leave a Reply

